top of page

REPOSITÓRIO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Título: Hospital malnutrition: the Brazilian national survey (IBRANUTRI): a study of 4000 patients

Autores: Dan L. Waitzberg; Waleska T Caiaffa; M. Isabel T. D. Correia
Pontos principais: A prevalência de má-nutrição em pacientes hospitalizados no Brasil é alta, a visibilidade dos médicos sobre a condição é baixa e a terapia nutricional é prescrita abaixo do recomendado.

País: Brasil

Clique aqui para acessar

Título: The impact of malnutrition on morbidity, mortality, length of hospital stay and costs evaluated through a multivariate model analysis

Autores: M Isabel T. D. Correia; Dan L. Waitzberg
Pontos principais: A má-nutrição foi constatada como um fator decisivo para o prognóstico de pacientes hospitalizados. O artigo aborda a relação da condição com a morbidade, a mortalidade, o tempo de internação e os custos.

País: Brasil

Clique aqui para acessar

Título: PREDyCES study: The cost of hospital malnutrition in Spain

Autores: Miguel León-Sanz; Max Brosa; Mercedes Planas; Abelardo García-de-Lorenzo; Sebastián Celaya-Pérez; Julia Álvarez Hernández
Pontos principais: A má-nutrição hospitalar na Espanha está associada a custos substanciais, indicando a necessidade de estabelecer procedimentos para triagem, diagnóstico e tratamento da condição.

País: Espanha

Clique aqui para acessar

Título: Economic Burden of Disease-Associated Malnutrition at the State Level

Autores: Scott Goates; Kristy Du; Carol A Braunschweig; Mary Beth Arensberg
Pontos principais: São necessárias novas ações para reduzir o impacto econômico da má-nutrição associada a doenças nos EUA, principalmente em nível estadual. A nutrição dos pacientes pode ser uma forma econômica de ajudar a lidar com os altos custos dos cuidados de saúde.

País: EUA

Clique aqui para acessar

Título: The economic costs of disease related malnutrition

Autores: Karen Freijer; Siok Swan Tan; Marc A Koopmanschap, et al.
Pontos principais: Os resultados do estudo mostram que os custos adicionais da má-nutrição associada a doenças em adultos na Holanda são consideráveis.

País: Holanda

Clique aqui para acessar

Título: The Association between Oral Nutritional Supplements and 30-Day Hospital Readmissions of Malnourished Patients at a US Academic Medical Center

Autores: Gerard E Mullin; Linlin Fan; Suela Sulo; Jamie Partridge
Pontos principais: Em uma grande amostra de pacientes adultos mal nutridos e internados, a taxa de provisão de Oral Nutritional Supplements (ONS) foi baixa, mas quando usada, a intervenção foi associada a 38,8% a menos de readmissões em 30 dias. Esta associação foi mais pronunciada para encontros oncológicos. O tempo de permanência mais curto foi observado quando o intervalo entre a admissão e o início da ONS foi menor. A redução das taxas de permanência e readmissão pode resultar em benefícios financeiros para os sistemas de saúde, priorizando a nutrição hospitalar, além de informar benefícios médicos significativos para seus pacientes.

País: EUA

Clique aqui para acessar

Título: ESPEN guideline: Clinical nutrition in inflammatory bowel disease

Autores: Alastair Forbes; Johanna Escher; Xavier Hébuterne et al. 
Pontos principais: O suplemento nutricional oral deve ser o primeiro passo quando a nutrição artificial é indicada.

País: Reino Unido

Clique aqui para acessar

Título: Impact of Nutrition Therapy and Rehabilitation on Acute and Critical Illness: A Systematic Review

Autores: Keitoku Kou; Ryo Momosaki; Shinjiro Miyazaki,  et al. 
Pontos principais: O artigo é uma revisão sistemática com o objetivo de avaliar os efeitos da terapia nutricional em pacientes com doenças agudas e críticas em reabilitação.

País: Japão

Clique aqui para acessar

Título: Long-term use of a diabetes-specific oral nutritional supplement results in a low-postprandial glucose response in diabetes patients

Autores: Daniel Magnoni; Carlette H F C Rouws; Mirian Lansink,  et al. 
Pontos principais: Os dados demonstram que pacientes diabéticos em risco de má-nutrição se beneficiam do uso de Oral Nutritional Supplements (ONS) específico para diabetes para melhorar o controle da glicose no sangue pós-prandial.

País:  Brasil

Clique aqui para acessar

Título: Efficacy of enteral nutritional support after hospital discharge in major gastrointestinal surgery patients: a systematic review

Autores: Alfonso Vidal Casariego; Alicia Calleja Fernández; Rocío Villar Taibo,  et al. 
Pontos principais: O suporte nutricional fornecido na alta hospitalar pode aumentar a ingestão alimentar e melhorar o peso corporal, mas a baixa qualidade dos estudos disponíveis pode enfraquecer a validade dos resultados.

País:  Espanha

Clique aqui para acessar

Página 1

#JUNTOSSOMOSMAISFORTES

Design sem nome (12).png
bottom of page