top of page

Entendendo a incorporação de tecnologias de saúde no SUS: Como se envolver?

O QUE É UMA TECNOLOGIA EM SAÚDE? 

 A tecnologia em saúde se refere à aplicação de conhecimentos com objetivo de promover a saúde, prevenir e tratar as doenças e reabilitar as pessoas. São exemplos de tecnologias em saúde:

 

  • Medicamentos,

  • Produtos para a saúde,

  • Procedimentos,

  • Sistemas organizacionais,

  • Educacionais, de informação e de suporte

  • Programas e protocolos assistenciais por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde são

prestados à população.

 

As tecnologias em saúde estão presentes desde a prevenção de doenças até o tratamento e recuperação da saúde das pessoas. A utilização correta das tecnologias em saúde e a atualização constante das informações sobre elas são imprescindíveis para um maior benefício para os pacientes e também para os seus cuidadores e familiares.

O QUE É AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE (ATS)? 

A ATS é uma forma de pesquisa que avalia as consequências em curto e longo prazo do uso das tecnologias em saúde.

 

É um processo multidisciplinar que resume informações sobre as questões clínicas, sociais, econômicas éticas e organizacionais relacionadas ao uso da tecnologia em saúde de uma maneira robusta, imparcial, transparente e sistemática, que segue métodos adequados para a tomada de decisão.

 

Onde houver falta de dados, a ATS pode ser usada para gerar informações.

 

A ATS apoia decisões como:

 

  •  O tratamento X deve ser oferecido em um sistema de saúde nacional?

  •  Para quais pacientes deve ser fornecido?

  •  Por quanto tempo os pacientes devem receber o tratamento?

COMO A ATS É CONDUZIDA NO BRASIL?

No Brasil, a ATS é usada para subsidiar a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC) nas suas recomendações referentes às solicitações de incorporação de tecnologias no sistema público de saúde do Brasil.

A CONITEC, criada em 2011 por meio de Lei Federal e regulamentada por Decreto Presidencial, estabeleceu novas regras para incorporação de tecnologias em saúde no SUS. É responsável por assessorar o Ministério da Saúde na incorporação, alteração ou exclusão de novas tecnologias em saúde, bem como na constituição ou alteração de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas.

Para você entender melhor como funciona essa avaliação, veja o fluxo de avaliação e incorporação de tecnologias em saúde no SUS na figura abaixo: 

Fluxo.png

Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde. Entendendo a Incorporação de Tecnologias em Saúde no SUS : como se envolver [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2016.

Mas como se envolver nesse processo?

No contexto brasileiro, temos como mecanismos de envolvimento do público nas decisões de incorporação de tecnologias em saúde:

 

  •  Consultas públicas

  •  Audiências públicas

  •  Enquetes

  •  Participação de representantes de pacientes nas reuniões do plenário da Conitec, quando necessário

  •  Informação acessível e de boa qualidade

 

O principal mecanismo de envolvimento do público na CONITEC são as consultas públicas realizadas para cada tema em avaliação.

Consulta Pública é um mecanismo de publicidade e transparência utilizado pela administração pública para obter informações, opiniões e críticas da sociedade a respeito de determinado tema.

 

Esse mecanismo tem o objetivo de ampliar a discussão sobre o assunto e embasar as decisões sobre formulação e definição de políticas públicas. Para promover a participação da sociedade no processo de tomada de decisão para a inclusão de medicamentos e outras tecnologias no SUS, a CONITEC disponibiliza suas recomendações em consulta pública por um prazo de 20 dias.

Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde. Entendendo a Incorporação de Tecnologias em Saúde no SUS : como se envolver [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2016.

Para acessar o material completo Clique Aqui

Por enquanto nossa incorporação ainda não está aberta para consulta pública. Mas você pode se cadastrar para receber uma notificação assim que o formulário ficar disponível!! Podemos contar com você mais uma vez? 

Vem com a gente! Juntos somos mais fortes! 

Design sem nome (12).png

#JUNTOSSOMOSMAISFORTES

bottom of page